Motor Scania V8 completa 40 anos
A Scania comemora na Europa os 40 anos do seu tradicional motor V8. Lan�ado em 1969, inicialmente com 14 litros, e desde 2000 comercializado na vers�o 16 litros, este lend�rio propulsor para caminh�es, �nibus, embarca��es e aplica��es industriais soma quase 250 mil unidades entregues at� o momento.
Projeto- A id�ia do motor V8 nasceu no come�o dos anos 60, quando se achava que 250 cavalos eram suficientes para um caminh�o. Para os engenheiros da ent�o Scania-Vabis, no entanto, esta pot�ncia n�o seria suficiente a longo prazo � especialmente para transportes de madeira e pesado de longa dist�ncia.
A luz verde se acendeu em 1962, coincidindo com o desenvolvimento de uma gera��o de caminh�es de cabines avan�adas, do tipo �cara-chata�. Este tipo de caminh�o n�o comportava um motor de oito cilindros em linha, muito menos um maior de seis.
A solu��o dos engenheiros da montadora foi optar por uma configura��o em �V�, que se enquadrava na cabine como o propulsor de 11 litros com seis cilindros em linha, mas com algo a mais: 14 litros e 100 cavalos de pot�ncia adicionais. Nascia, ent�o, o revolucion�rio V8.
Durabilidade � Com um fant�stico consumo para uma pot�ncia t�o elevada, segundo a montadora, o Scania V8 tem a reputa��o de ser praticamente indestrut�vel. Tanto � que n�o se sabe o limite m�ximo da vida �til dele. No entanto, registros mostram caminh�es com o mesmo motor V8 que j� passaram dos 5 milh�es de quil�metros rodados.
Entre 1969 e 2001, a Scania entregou aproximadamente 170 mil motores V8 de 14 litros para caminh�es, �nibus e aplica��es industriais e mar�timas. No total, somando a vers�o de 16 litros, j� quase 250 mil unidades entregues. Destes, a montadora calcula que aproximadamente 100 mil seguem em opera��o.
Trajet�ria � O V8 das Scania nasceu na vers�o 14 litros com 350 cavalos, uma pot�ncia incr�vel para a �poca. Tanto que, por muitos anos, foi considerado o motor diesel de caminh�es mais potente da Europa.
Tr�s anos depois de ser lan�ado, em 1971, o propulsor ganhou uma vers�o de 260 cv para caminh�es e �nibus. Uma d�cada depois a Scania lan�ava a S�rie 2 de caminh�es, que chegava equipada com o motor V8 de 388 cv.
Nos anos 80 a pot�ncia do V8 para caminh�es aumentava consideravelmente. Em 1982, com Intercooler opcional, atingia 420 cv a 1.900 rpm. Com Intercooler de s�rie, em 1985, uma das vers�es chegava a 430 cv. Em 1987, com o lan�amento da S�rie 3, duas mais potentes: 450 cv a 1.900 rpm e 470 CV a 2.100 rpm.
Na d�cada de 90, o V8 da Scania ficava mais poderoso ainda: 500 cavalos entre 1991 e 1994, nas vers�es Euro 1 e Euro 2; e 530 cv em 1994, com a S�rie 4. No ano 2000, a montadora aposentou a vers�o 14 litros com o lan�amento do motor de 16 litros com 580 cavalos, a mesma de um dos motores da conhecida S�rie R, lan�ada em 2004. A vers�o mais potente, at� o momento, chegou em 2005 com os motores Euro 4 e Euro 5: nada menos que 620 cavalos.
FONTE: WEBPESADOS.COM.BR